A luta contra o câncer de mama

O câncer de mama é o tumor que mais mata mulheres no Brasil. Como doença geral, fica atrás apenas de problemas cardiovasculares, como aneurismas e infartos. Mais de 50.000 novos casos são diagnosticados por ano no país.

Esses dados preocupantes reforçam a importância da luta contra o câncer de mama e a necessidade de medidas preventivas e diagnósticos precoces.

Os fatores de risco não são determinantes, já que mais de 40% dos diagnósticos não estão relacionados com eles, mas ainda sim acredito que seja importante termos consciência de quais são esses fatores:

  1. Fatores genéticos: Entre 5 e 10% dos casos são hereditários.
  2. Hábitos como má alimentação, sedentarismo, consumo de álcool e tabagismo são considerados como fatores de risco, não apenas para o câncer de mama, mas para todos eles.
  3. Ter um filho em idade avançada.
  4. Não ter amamentado o filho ou ter feito por um período inferior a seis meses pode influenciar.
  5. Podem estar no grupo de risco mulheres que tiveram a primeira menstruação de forma precoce ou a menopausa de forma tardia.
  6. As mulheres que correm maior risco são as que têm uma idade compreendida entre 45 e 50 anos.

Mesmo assim, conforme comentamos, todos esses fatores não são determinantes e não determinam que você tenha uma maior probabilidade de desenvolver câncer de mama estando dentro do grupo de risco.

Nada pode evitar essa doença, mas hábitos saudáveis são benéficos contra todo tipo de doença, inclusive o câncer. Portanto, manter um estilo de vida saudável é sempre recomendável.

A prevenção e o diagnóstico precoce são as únicas armas contra o câncer. Recomendamos que se faça o auto-exame uma vez por semana e que se faça a mamografia de forma periódica, já que de acordo com os especialistas, quando o câncer de mama é detectado em estágios iniciais, tem um índice de cura próximo ao 100%.

2 comentários sobre “A luta contra o câncer de mama

  1. Pingback: A importância do diagnóstico precoce no câncer de mama | Moda e MulherModa e Mulher

  2. Pingback: A importância do diagnóstico precoce no câncer de mama | Moda e Mulher.blog

Deixe um comentário