Lipoaspiração

Há poucos anos atrás as deformações causadas por acúmulos de gordura localizada não tinham uma solução cirúrgica com bons resultados, mas tudo isso mudou com o surgimento da lipoaspiração.

A lipoaspiração não é um tratamento contra a obesidade, ela está destinada a corrigir as regiões corporais nas quais a gordura localizada persiste em se acumular. Por meio dessa técnica se pode aspirar a gordura em distintas áreas do corpo: quadris, braços, abdômen, joelhos, tornozelos, rosto entre outros. Em alguns casos a lipoaspiração é complementar à outras intervenções cirúrgicas (ocorre com a abdominoplastia).

A lipoaspiração normalmente é feita com anestesia local e sedação, mas em casos de muito excesso de gordura em várias partes do corpo é feita a anestesia geral. A técnica, sempre realizada por cirurgiões qualificados, consiste essencialmente em aspirar a gordura localizada por meio de um tubo conectado a uma maquina de sucção. Uma vez realizada a operação é feita uma bandagem especial, com compressão, através de tiras elásticas dispostas na área operada.

É normal que apareçam inchaços ou inflamações dos tecidos na zona aspirada. Os resultados positivos da intervenção não costumam ser observados por um período mínimo de três meses, só depois desse período que o paciente pode realmente ver mudanças no seu corpo. É recomendado fazer massagens estéticas com a finalidade de deixar os músculos e o tecido mais homogêneos, para que se assentem na sua nova condição e evitem o aparecimento de futuros grânulos. Se mesmo assim o paciente apresenta pouca elasticidade cutânea ele pode recorrer a uma correção adicional através de pequenas lipoaspirações ou pequenas injeções de gordura.

Se você está considerando a possibilidade de se submeter a uma lipoaspiração busque um centro médico ou um cirurgião qualificado com cadastrado na SBCP. Eles poderão te fornecer mais informações e te auxiliar no processo.

Deixe um comentário