Conheça alguns exercícios que melhoram a endometriose

endomeA endometriose é uma doença, frequentemente progressiva, na qual a mucosa uterina aparece e se implanta fora do útero. A maior parte das vezes, os pontos de endometriose se encontram na área pélvica (por exemplo, o peritoneu, ovários, intestino ou da bexiga); mas raramente, eles também podem ser encontrados em outros órgãos (pele ou pulmões).

Ainda não se sabe com certeza por que a endometriose ocorre. O risco aumenta quando os ciclos menstruais são mais longos ou mais curtos. No entanto, também existem fatores genéticos ou ambientais que são tóxicos, por exemplo, dioxina, que predispõe a endometriose.

Existe a possibilidade de cistos se formarem na vagina. Como o sangue não pode fluir por ali, ela se estanca e, eventualmente, se formam cistos cheios de sangue que se solidifica e se torna uma substância marrom avermelhada. Esses cistos aumentam de tamanho a cada novo período, dilatando os órgãos em que se instalam fazendo com que eles se rasguem, causando uma dor que aumenta em cada ciclo menstrual.

O exercício físico é uma parte muito importante do processo. O exercício físico diminui a quantidade de estrogênio no sangue, o que pode reduzir o crescimento de endometriose. Além disso, o exercício aumenta a produção de endorfinas no corpo, que são substâncias naturais que bloqueiam a dor. É importante estar ciente de que demasiado exercício pode ser contraproducente. É por isso que é aconselhável fazer exercícios leves, como caminhar, porque aqueles mais exigentes e intensos podem ter consequências ruins ou trazer mais dor.

Deixe um comentário