Dieta sem glúten. Saiba como funciona.

Você não deve começar uma dieta sem glúten, sem ter uma biópsia do intestino mostrando que você tem intolerância a ela, pela alteração da mucosa do seu intestino. A receita desta dieta é feita fundamentalmente porque há suspeita de intolerância a esta proteína ou pelo resultado positivo do teste de anticorpos específicos. Sem uma biópsia intestinal que dê um resultado exato, pode ser um erro começar essa dieta sem glúten e que incluso pode trazeglutenr outras consequências.
A dieta deve ser rigorosamente seguida ao longo da vida. A ingestão de pequenas quantidades de glúten pode causar danos às vilosidades, embora estas lesões não sempre se apresentem acompanhadas de sintomas clínicos evidentes.

Deve-se remover da dieta qualquer produto que tenha como ingrediente o trigo, aveia, cevada, centeio, espelta, triticale e os derivados de: Amido, farinha, pão, massas, etc.

Quem tem a doença celíaca (intolerância a glúten) pode consumir todos os tipos de alimentos que não contêm glúten em sua origem: carne, peixe, ovos, leite, cereais sem glúten (arroz e milho), leguminosas, tubérculos, frutas, legumes, gordura comestível e açúcar.

O consumo de bens manufaturados envolve riscos potenciais. Hoje, a leitura do rótulo do produto no momento da compra, não é uma medida inteiramente certa, porque, embora a legislação exija para especificar a origem botânica de farinha, amido, etc., que são usados nos produtos, isso pode levar a confusão. É aconselhável ler sempre o rótulo do produto que é comprado, mas sempre se deve ter cuidado.

Deixe um comentário