Blefaroplastia, ou cirurgia das pálpebras

Também conhecida como cirurgia das pálpebras, a blefaroplastia é um procedimento para melhorar a aparência das pálpebras superiores, inferiores, ou de ambas.

Conforme o tempo passa, a pele perde grande parte de sua elasticidade, tornando-se flácida e com rugas. Este processo faz com que as pálpebras fiquem salientes. O envelhecimento facial pode ser acelerado por diversos fatores como o hábito de fumar e a radiação solar.

O tratamento cirúrgico, na maioria das vezes, é feito através de cortes no sulco da pálpebra superior e na linha logo abaixo dos cílios na pálpebra inferior, com pequenas extensões laterais acompanhando rugas naturais já existentes. A cirurgia remove a pele e outros tecidos em excesso, melhorando a aparência da pessoa. Ela pode remover também as bolsas de gordura que se acumulam embaixo dos olhos e causam a impressão de olheiras permanentes.

O procedimento pode ser feito com anestesia geral ou com anestesia local e sedação. Ele demora cerca de 2 horas e normalmente é realizado em caráter ambulatorial, onde o paciente recebe alta hospitalar algumas horas após se recuperar da anestesia.

Após a cirurgia, o paciente fica com inchaço, pequenos curativos ao redor dos olhos e pontos de sutura, que são retirados entre 4 e 6 dias. Como na maioria das cirurgias plásticas, o resultado final do tratamento só é visto após alguns meses, período em que a pele cicatriza e os tecidos se adaptam ao novo local.

Deixe um comentário