Clareamento Dental

O clareamento dental torna os dentes mais brancos e brilhantes, deixando o sorriso mais bonito. Existem dois tipos de manchas que podem aparecer nos dentes. O primeiro tipo é o interno, que ocorre durante a formação do dente devido ao uso de antibióticos, e pode acontecer durante o período em que estamos in útero ou durante a infância, pelo uso exagerado de flúor.

O segundo tipo são as manchas externas que ocorrem por fatores como alimentos com corante (café, chá, refrigerantes), vinho tinto e suco de uva, tabaco, envelhecimento natural do esmalte, cárie e tártaro.

Existem basicamente dois tipos de tratamento para clareamento dental: Clareamento por luzes (Halógena, LED ou Laser) feito em consultório ou o clareamento dental caseiro. Todo tratamento para clareamento dental utiliza um gel para clarear os dentes, sendo que quanto maior a concentração, mais rápido é feito o clareamento.

No consultório, o gel clareador é aplicado nos dentes e ativado por um feixe de luz, que acelera o processo de branqueamento. Esse processo utiliza um gel bem mais forte que o caseiro e é por isso que é feito no consultório.

No tratamento caseiro, o gel é muito mais fraco e colocado em um molde de silicone, que é utilizado por algumas horas durante o dia em casa durante 10 a 15 dias.

Ambos os tratamentos apresentam resultados semelhantes e os mesmos riscos, que são o aumento da sensibilidade nos dentes, clareamento excessivo e queimaduras químicas nos lábios e na boca. A sensibilidade é um fator comum e temporário e é mais acentuada no tratamento a laser, enquanto o tratamento caseiro costuma ser mais barato.

Uma dica valiosa é escovar os dentes com creme dental para sensibilidade alguns dias antes antes de iniciar o procedimento. Agora basta consultar o dentista para ver se vale a pena clarear seus dentes.

Deixe um comentário