Entendendo a Kinesioterapia

Ao falar de kinesioterapia falamos de uma técnica tradicional de culturas orientais, e, portanto, praticada há séculos com resultados demonstráveis em inúmeras doenças ​​. O princípio em que se baseia é de considerar que o corpo humano é operado por um fluxo interno de energia que, quando apresenta desequilíbrios, provoca determinadas doenças.

Assim, o objetivo da kinesioterapia é de reequilibrar a energia do corpo através da aplicação de massagem e pressão sobre as áreas do corpo afetadas. Longe de ser uma disciplina minoritária, é bom saber que está incluída como parte de certas carreiras universitárias no Ocidente.

As aplicações desta técnica englobam aspectos físicos e psicológicos da pessoa. Entre os mais comuns são as doenças relacionadas à dor nos músculos, ossos e articulações. Em especial, dá excelentes resultados em indivíduos afetados por problemas nas costas.

Também é usado para problemas fisiológicos internos relacionados à doenças como diabetes ou hipertensão, problemas muito comuns em nossas sociedades. Doenças ou problemas do sistema digestivo (prisão de ventre, úlceras, diarréia) nos rins ou fígado são outras das suas aplicações.

Outro grande campo de problemas que pode ser tratado com a kinesioterapia está relacionado ao aspecto emocional e psicológico da pessoa. Ansiedade, depressão, fobias ou distúrbios do sono: há uma vasta gama de disfunções em que sua eficácia é demonstrada. Além disso, contribui para um melhor desenvolvimento das potencialidades do indivíduo e ao bem-estar geral.

Deixe um comentário